Connect with us

Website: the-constellation.org

Newsletter EnglishFrench Spanish  

Facebook https://www.facebook.com/pages/The-Constellation/457271687691239  

Twitter @TheConstellati1

Instagramhttps://www.instagram.com/constellationclcp/

Youtube channel: The Constellation SALT-CLCP

Caros apenas quero manifestar a minha satisfacao pelo facto do Plano Estrategico Nacional de Resposta ao SIDA, incluir a questao da Deficiencia.

Lacuna que nos anteriores Planos nao era mencionado.

Portanto o desafio proximo e a operacionaizacao deste instrumento chamado PEN III ao nivel da Provincia, Distrito ate a Base. Como podem ver neste exercicio e importante a participacao das Pessoas com Deficiencia isso para assegurar que questoes ligaodos a Deficiencia seja tomado em consideracao.

Views: 195

Replies to This Discussion

Estimado Inacio T. Paruque,
Muito obrigada para a sua intervencao !
- Gostaria poder entender o que Inacio pensa ser os aspetios maiores que deveriam ser mais tomado em conta acerca de Dificiencia e SIDA ?
- E gostaria entender se Inacio acha que existe aspeitos culturais que tem de ser tomado mais em conta no contedxto de SIDA tanto para Deficientes como para nao Deficientes ?
- E seria interessada ouvir em qual provincias em Mocambique, Inacio tem experiencias ?
Melhores Cumpirmentos. Sofia
Hello caros amigos
O Governo Mocambicano ratificou a Convencao Internacional sobre os Direitos das Pessoas com Deficiencia. Portanto com a ratificacao deste instrumento, reforca por parte do Governo a Valorizacao da Pessoa com Deficiencia na Sociedade, criando deste modo espaco e o compromisso por parte do Governo e da Sociedade no Geral inclusao desta camada social no exercicio e gozo da cidadania.

Alo Paruque,

 

Bravo por levantares este tema para o debate do grupo. De facto julgo que e importante comecarmaos a mostrar a situacao das pessoas com deficiencias em Mocambique. Dai acho que as questoes que a Sofia levanta sao relevantes e merecerm uma reflexao e respostas.

 

Para comecar com a minha contribuicao no grupo vou colocar a informacao geral sobre o HIV e Deficiencia:

As Pessoas com deficiências, constituindo 6-10 por cento do total da população em Moçambique também estão entre as populações em  mairo risco de infeccao por HIV, dado o seu acesso limitado a serviços básicos que sejam adaptados para deficiencias (motoras, auditivas, visuais, mentais, etc.) incluindo informação sobre o HIV, prevenção e tratamento, e conhecimento limitado e inadequado e habilidades entre os prestadores de serviços para atender às suas necessidades. Daí as pessoas com deficiência que vivem com HIV sofrem dupla discriminação devido à sua situação de deficiência e  viver com o HIV em um ambiente em que  acredita-se ser a deficiência resultado de feitiçarias (34%) e a punição de Deus (22%).

RSS

© 2024   Created by Rituu B. Nanda.   Powered by

Badges  |  Report an Issue  |  Terms of Service